RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DA DIRECÇÃO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE NEUROCIÊNCIAS
Julho de 2008 a Junho de 2009
1. Reuniões cientifico-administrativas
  1.1 Participação no IBRO Council (USA)
Participação de João O. Malva em representação da Sociedade Portuguesa de Neurociências no IBRO Council que se realizou em Washington, 15 de Novembro de 2008.
  1.2 Participação no FENS Council (Alemanha)
Participação de João O. Malva em representação da Sociedade Portuguesa de Neurociências no FENS Council que se realizou em Berlim, 28 e 29 de Novembro de 2008.
A SPN apresentou a candidatura da Prof Catarina Oliveira para o Scientific Committee da reunião FENS 2010 (Amsterdão) – a Prof Catarina foi eleita.
  1.3 Reunião NEUROLATAM (Brasil)
A Direcção da SPN esteve representada na reunião (3 e 4 de Setembro de 2008) promovida pelo Presidente da IBRO (Carlos Belmonte) com vista à constituição de uma Federação de Sociedades de Neurociências da América Latina, Caraíbas e Península Ibérica. Nesta reunião foi assinado (também pela SPN) um documeno de compromisso para a constituição da nova Federação.
  1.4 Reunião FALAN (Uruguai)
A Direcção da SPN foi convidada para participar numa reunião das Sociedades de Neurociências da América Latina, Caraíbas e Península Ibérica, que decorreu em Montevideo, no dia 2 de Abril de 2009. A SPN não esteve representada (por motivos económicos e de gestão de tempo) mas participou activamente na discussão dos documentos apresentados na reunião. Na sequência da reunião foi constituida a FALAN (Federação de Sociedades de Neurociências da América Latina) e a Sociedade Portuguesa de Neurociências (bem como a Sociedade Espanhola de Neurociências) foram admitidas como Membros Associados.
  1.5 Reunião Rede Glial (Espanha)
A Direcção da SPN foi convidada para participar numa reunião administrativa da Rede Glial espanhola, no dia 16 de Dezembro em Madrid. A SPN foi representada pelo sócio João Relvas. Nesta reunião foi decidido promover a aproximação da rede glial espanhola aos sócios da SPN com interesse no estudo das células da glia. Foi decidido promover uma reunião científica da rede glial IberoLatinoAmericana em Terragona, num simpósio satélite da reunião da Sociedade Espanhola de Neurociências.
  1.6 Conselho Português para o Cérebro
João Malva participou no Forum Internacional de Investigadores Portugueses (FIIP, 18-20 de Dezembro, 2008, em Lisboa) onde participou num debate sobre o impacto das doenças do cérebro na Sociedade. Deste debate saiu reforçada a ideia da necessidade de constituir um Conselho Português para o Cérebro. A situação presente é de impasse por dificuldade de articulação entre a SPN, e os presentes na reunião do FIIP, com o grupo de trabalho constituido por diligências da European Brain Council.
  1.7 Reuniões de Direcção da SPN
A Direcção da SPN reuniu-se por duas vezes (Setembro de 2008, Abril de 2009), em Coimbra, para preparar e implementar os seus planos de acção.
2. A SPN e a promoção à Internacionalização
  2.1 Reuniões bilaterais Luso-Brasileiras de Neurociências
A SPN tem dado um forte apoio financeiro à organização das reuniões bilaterais Luso-Brasileiras de Neurociências. Na sequência do sucesso da reunião Luso-Brasileira de Neuroquímica, realizada em Ofir (2007), a SPN patrocinou e apoiou financeiramente a deslocação do Prof Alexandre Ribeiro a Búzios (2 de Setembro de 2008) onde decorreu a segunda reunião sobre a temática de Neuroquímica. Nesta reunião participaram 7 colegas portugueses, pertencentes a diversas unidades de investigação (IBMC, IMM, CNC, IBILI). Este primeiro ciclo de reuniões resultou em várias parcerias e colaboração científica efectiva entre grupos portugueses e brasileiros.
Na sequência do sucesso do primeiro ciclo de reuniões luso-brasileiras foi confiada a organização de um ciclo de reuniões Luso-Brasileiras em Neurobiologia de Sistemas ao grupo constituido por Miguel Castelo-Branco, Rui Costa e Sérgio Neunschwander. A primeira reunião será fortemente apoiada pela SPN (na sequência do procedimento usado no lançamento da primeira série de reuniões em Neuroquímica, e do compromisso assumido pela nova Direcção na sua tomada de posse – Ofir 2007), e terá lugar em Braga, enquanto simpósio satélite da 11ª Reunião Anual da SPN. Espera-se que a segunda reunião venha a ocorrer no Brasil, em 2010, e que a organização seja assumida principalmente pelos colegas brasileiros.
A Direcção da SPN deseja promover um terceiro ciclo de reuniões Luso-Brasileiras. A comissão organizadora e a temática a desenvolver serão identificadas após selecção de candidaturas a apresentar num concurso aberto aos sócios da SPN (previsivelmente o regulamento relativo ao respectivo concurso será discutido e eventualmente aprovado na Assembleia Geral que terá lugar em Amsterdão).
  2.2 Reuniões de Rede Glial, Luso-Espanholas e Ibero-Latino-Americanas
A Direcção da SPN iniciou um processo de apoio à constituição de uma rede de colaboração Luso- Espanhola de estudo da Glia. Neste contexto a SPN iniciou contactos com os colegas espanhois da rede glial e irá promover reuniões conjuntas.
Será realizado um mini-simpósio Luso-Espanhol sobre Glia, enquanto reunião satélite da 11ª Reunião da SPN. João Malva representará a SPN no simpósio da rede Ibero-Latino-Americana da rede glial que decorrerá no dia 16 de Setembro de 2009 em Terragona. Os sócios da SPN estão convidados a participar activamente na rede glial Luso-Espanhola e Ibero-Latino-Americana. A Direcção da SPN pretende identificar um conjunto de sócios que possam assumir a implementação e o bom desempenho destas colaborações internacionais (com o apoio da SPN).
3. Regresso de Neurocientistas a Portugal
  3.1 Bolsas para Neurocientistas Portugueses que trabalham no estrangeiro
A SPN abriu concurso para atribuição de subsídios a Neurocientistas Portugueses que trabalham no estrangeiro para participarem na 11ª Reunião Anual da SPN, enquanto palestrantes de comunicações orais ou key note speakers.
O processo de selecção das candidaturas apresentadas resultou no apoio aos colegas:
- Ricardo Rodrigues
- Tiago Carvalho
- Albino Maia
- Sandro Alves
- Ricardo Gil da Costa
- Nuno Maçarico da Costa
  3.2 Promoção de encontro social na reunião SFN2009
A SPN desenvolverá esforços para promover um encontro de Neurocientistas portugueses durante a próxima reunião da SFN.
4. Promoção à Excelência na Investigação em Neurociências
  4.1 Bolsa de Investigação em Envelhecimento Cerebral e Demências – Doença de Alzheimer
Foi atribuido o Prémio “Bolsa de Investigação em Envelhecimento Cerebral e Demências – Doença de Alzheimer” a Tiago Outeiro numa cerimónia organizada pela Pfizer Portugal, 28 de Março de 2009.
  4.2 Prémio Artigo Destaque_SPN 2009
Foi aberto concurso para o Prémio Artigo Destaque_SPN2009. Foram apresentados 7 artigos científicos que preenchem os requisitos para serem admitidos a concurso. De acordo com o regulamento o Júri procedeu à selecção dos artigos, tendo seleccionado 3 artigos nas áreas de: Neurobiologia Celular e Molecular, Neurobiologia de Sistemas e Comportamento, Neurobiologia de Doenças. O anúncio dos artigos vencedores será feito em cerimónia a decorrer na 11ª Reunião da SPN, sob patrocínio da Bayer, Portugal.
  4.3 Atribuição de Bolsas para laboratórios de Escolas NENS
A SPN apoia a implementação do projecto NENS. Para isso ofereceu simbolicamente uma bolsa de estudo (1000 euros) para um estudante português poder participar num estágio de trabalho num dos laboratórios da rede NENS (para aprender técnicas). O processo de candidatura e de selecção é realizado pela NENS, sem nenhuma intervenção da SPN.
5. Divulgação científica
  5.1 Semana da Ciência e da Tecnologia
A SPN esteve representada no Fórum Ciência Viva que decorreu na Semana da Ciência e da Tecnologia. Para este evento foram produzidos diversos materiais de divulgação da SPN.
  5.2 Semana Internacional do Cérebro (15 a 22 de Março de 2009)
A SPN promoveu as comemorações da Semana Internacional do Cérebro, em Portugal. No ano de 2009 desenvolveram-se várias iniciativas em parceria com a Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento, Sociedade Portuguesa de Neurologia, Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia.

Pavilhão do Conhecimento
- Abertura da Semana do Cérebro “A frágil fronteira entre o normal e o patológico”
- Exposição de fotografia científica “Pintar o Cérebro”
Museu da Ciência – Universidade de Coimbra
- Egas Miniz – 60 anos do Nobel
Os Neurocientistas vão às Escolas
Laboratórios Abertos
« voltar
 © 2024 Sociedade Portuguesa de Neurociências powered by Digitalwind